Visão Geral

"A integração das práticas tradicionais e contemporâneas: além dos muros da biblioteca"

O profissional da informação tem sua origem de atuação na biblioteca, de modo a zelar pelo acervo. Porém, com as transformações sociais surgem outras necessidades e consequentemente novos campos de atuação para esse profissional, transformando-o em um profissional multifacetado.

O profissional, atualmente, além de sua função de origem, pode e deve estar apto a atuar em diferentes ambientes que necessitem de preservação da memória institucional; organização, mediação, promoção e disseminação do conhecimento e da informação em diferentes tipos de organizações que, por suas vezes, abarcam diversificadas dinâmicas de fluxos de heterogêneas informações.

Onde atuar? Sistemas de Informação? Consultoria? Unidades de Ensino? ONGs? Agências de Publicidade? Centros Culturais? Instituições Financeiras? Laboratórios? Indústrias? Construtoras? Ouvidorias? Provedoras de Internet? Órgãos de Segurança? Redes Sociais? Onde mais? Como? Como converter, reutilizar e adaptar conhecimentos clássicos às demandas contemporâneas?