Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Tutoriais

Acesse aqui os tutoriais para realizar as principais atividades.

Cadastro e Submissão de trabalhos.

Avaliação (para avaliadores).

Acesso as correções do avaliador (para trabalhos aceitos, com correções).

Envio de arquivo com correções (para trabalhos aceitos, com correções).

 

 

Avaliadores

Fonte: Plataforma Lattes. Consulta em: 20/03/2015.

 

Alexei David Antonio

Possui mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela UFSCar, e Especialização em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá. Tem Experiência na área de Ciência da Informação tendo atuado no Mercado Editorial e Bibliotecas Universitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, processo técnico, livraria virtual, biblioteca digital, marketing e ação cultural.  Atualmente é bibliotecário na Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo).

 

Ariadne Choe Furnival

Possui graduação em Comparative American Studies - University of Warwick, Inglaterra (1987), mestrado em Computation - University of Manchester Institute of Science & Technology (1993), mestrado em History (Literatura Comparativa) - University of Warwick (1988) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Completou o de Diploma in Librarianship da University of Sheffield (2009). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciência da Informação no Centro de Educação e Ciências Humanas, Vice-Coordenadora do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, e Coordenadora de Estágios do mesmo curso. É professora credenciada no programa de pós-graduação multidisciplinar, Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar.


Aureiana Lopes de Lacerda Tavares

Mestre em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente Professora Substituta de Metodologia do Trabalho Cientifico na Universidade Federal de Pernambuco.Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia e sua função social. Profissional Bibliotecário-mercado de trabalho e Preservação da memória documental e digital na sociedade contemporânea.

 

Charlene Maria dos Santos

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

 

Danilo Formenton

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (Bach) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Atua principalmente nos seguintes temas: preservação digital, padrão de metadados, requisitos e estratégias de preservação, Ciência da Informação e informação e tecnologia.

 

Eduardo Graziosi Silva

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2010 a 2011. Atuou como bibliotecário no Camargo Silva, Dias de Souza Advogados e foi membro do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (GIDJ/SP). Atualmente é bibliotecário do SVBIBL/EESC-USP.

 

Erinaldo Dias Valério

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT/UFRJ. Mestre em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE (2014). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará /UFC (2011). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Informação Etnico-racial, Movimentos Sociais, Movimento Negro, Profissional da Informação, Uso e Apropriação de Informação, Produção e Comunicação Científica, Metodologia do Trabalho Científico.

 

Fabiano Ferreira de Castro

Possui Graduação em Biblioteconomia (2002), Especialização em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação e Comunicação (2006), Mestrado em Ciência da Informação (2008), e Doutorado em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Tem experiência nas áreas de: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Conversão Retrospectiva, Catalogação Automatizada, Automação de Bibliotecas e Catalogação, Catalogação e Tecnologias, Representação da Informação, Metadados, Bibliotecas Digitais, Formato MARC21, Web Semântica, MarcOnt, Ontologia, Web 2.0, Web 3.0, Interoperabilidade, Ambientes informacionais digitais, Representação Descritiva, Informação e Tecnologia, Modelagem estrutural de ambientes informacionais digitais. Educação a distância e TIC.


Felipe Augusto Arakaki

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Marília, e graduado do Curso de Biblioteconomia também pela UNESP. É integrante do Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias em Informação" e Líder da Biblioteca de Estudos e Aplicação de Metadados (BEAM). Áreas de interesse incluem a Ciência da Informação, principalmente nos temas: Representação e organização da informação, Catalogação, Catalogação Automatizada, Metadados, Interoperabilidade, Padrões de Metadados, Dublin Core, Bibframe, Web Semântica e Linked Data.

 

José Carlos Bastos Junior

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ênfase em Informação Tecnológica e Empresarial) pela Universidade Federal de São Carlos (2013). É aluno regular mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Além disso, tem desenvolvido pesquisas acerca de temáticas relacionadas à Comunicação Pública da Ciência, Scientific Literacy (Literacia/ Alfabetização Científica), Health Literacy (Literacia / Alfabetização em saúde)e Acesso à Informação.

 

Lourival Pereira Pinto

Doutor em Ciência da Informação (2009) e Mestre em Ciências da Comunicação pela USP (2005), Bibliotecário pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1993). De 2010 a 2013 foi Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Pernambuco, e atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas Escolares e Comunitárias, Incentivo à Leitura, Formação de Leitores, Organização da informação, Mediação Cultural e Literatura.

 

Mara Angélica Pedrochi

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e mestrado em Ciência da Informação pela mesma Universidade, atuando na linha de pesquisa de Organização da Informação. É pós-graduada em MBA - Gestão de Negócios pela Fundace/Usp de Ribeirão Preto. Trabalha na Embrapa Pecuária Sudeste como bibliotecária na área de estágios no Setor de Gestão de Pessoas. Tem experiência nos seguintes temas: ciência da informação, organização, fluxo, produtos e serviços de informação, documentação, coleções, busca e recuperação de informação, metodologia da pesquisa e normailização de trabalhos, gestão de negócios - enfoque em agronegócios. Professora substituta no o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos.


Marcela Taiane Schiavi

É aluna regular mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (2014). Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de digitalização e organização de acervo; busca em Base de Dados Referencial; construção de Repositório Institucional, tendo como base a utilização do software Refbase; Gestores de referências - como a ferramenta do Zotero; elaboração de Manual de uso (criação de manual de uso para o software Refbase; criação do Manual de uso para o processamento técnico e catalogação), conhecimento em elaboração de Indicadores de Colaboração Científica.


Marco Donizete Paulino da Silva

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2010), mestrado (2013) e Doutorado (início em 2015) no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (2013), colaborando no Grupo de Pesquisa de Estudos convergentes em Ciência da informação, Linguagem, Tecnologia e Educação, na linha de pesquisa de Estudos transversais em Informação, Tecnologia, Educação e Linguagem . Tem experiência paralela na área de Artes (sob o pseudônimo de Marco Madeira, teatro). Suas pesquisas são focadas nos seguintes temas: teatro, ciência da informação, cinema documentário, biblioteconomia, discurso e linguagem no processo de comunicação social.

 

Marielle Barros de Moraes

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem como interesse de estudos os seguintes temas: Mediação da Informação, Formação do Bibliotecário, Formação do Arquivista, Formação do Museólogo, Formação de Profissionais da Informação, Currículo de Biblioteconomia e Epistemologia da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, entendidas como Ciências da Informação.

 

Maria Cristina Comunian Ferraz

Professora Associada III da UFSCar, seus principais temas de interesse são: o campo científico; gestão da ciência, tecnologia e inovação (propriedade industrial e conhecimento tradicional); história do conhecimento (Galileo Galilei, Alexander von Humboldt). Doutora em Ciências (USP), e Mestrado em Física Básica (USP). É tutora do Grupo PET/Saberes Indígenas desde 2010. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos e membro do Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar.

 

Mayara Cristina Bernardino

É aluna regular mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (aprovada no exame de qualificação em agosto de 2014), possui bolsa de mestrado, atualmente pela FAPESP. Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2012), com bolsa de iniciação científica financiada pela FAPESP. Esteve inserida em atividades e cursos voltados para a organização de acervos fotográficos.Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, patrimônio cultural, fazendas históricas, organização do conhecimento, linguagens, fotografias, preservação.


Pietro Otavio Santiago da Silva

Discente no Mestrado em Ciência da Informação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). Especialista em Educação à Distancia pela Faculdade de Administração, Educação, Ciências e Letras de Curitiba(2013). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Administração da Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligencia Competitiva, Micro e Pequenas Empresas. Possui interesse em Organização do Conhecimento, Variantes Linguísticas, Vocabulários e Léxicos da Lingua Portuguesa.


Rafael Alves de Oliveira

É aluno regular do doutorado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é bibliotecário-documentalista do Instituto Federal de Pernambuco. Possui interesse na área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, com ênfase na análise e representação de documentos imagéticos.

 

Ramon Adrian Salinas Franco

Possui mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar (2015), e graduação em Engenharia em Telemática pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em segregação social, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, inclução social, jóvenes, anti-corrupción e dereitos humanos. Vencedor do Prêmio Santander 2013 projeto na área de biotecnologia. Atualmente está vinculado ao grupo de Pesquisa NIT/Materiais (Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais) da UFSCar.

 

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa

É aluna regular do doutorado em Educação na UFSCar. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar, possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, em Comunicação Social - Jornalismo pela UNESP e licenciatura plena em Língua Portuguesa pelas FIMI. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Jornalismo e Educação. Atualmente trabalha como Analista Sociocultural na Diretoria de Ensino - Região São João da Boa Vista.



Renan Carvalho Ramos

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é bibliotecário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: web 2.0, produção científica, bibliometria, comunicação científica e ciência da informação.

 

Roniberto Morato do Amaral

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar (NIT/Materiais). Atuação em Ciência da informação e Administração pública: Gestão de unidades de informação; Gestão de pessoas por competência; Inteligência competitiva; e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação. Doutor (2010) e Mestre (2006) em Engenharia de Produção e Bibliotecário (2003) pela UFSCar.

 

Thalita Oliveira da Silva Gama

Pós graduada em Gestão de Documentos e Informações pelo Instituto Vez do Mestre. Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse de pesquisa são as relações entre memória, linguagem e informação, assim como os seus variados meios de criação, validação e divulgação por diferentes mídias. Bibliotecária do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

 

Wanda Aparecida Machado Hoffmann

Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciência da Informação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Professora, Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade, e do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar.  Atuação em Ciência da Informação, Gestão da informação e do Conhecimento, Gestão de Unidades de Informação, Prospecção e Monitoramento Tecnológico, Inteligência Competitiva, Desenvolvimento Tecnológico, Arranjos Produtivos Locais, Informação em Tecnologias Industriais Básicas. Possui Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas (1985) na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Mestrado em Engenharia dos Materiais (1992) e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995), Pós-Doutorado em conformação a quente (1997) e Pós-Doutorado em prospecção de informação tecnológica (2001) pela UFSCar.

 

Diretrizes para apresentação dos trabalhos

O tempo de exposição será de 15 minutos e o de debate será de 5 minutos.

Recomenda-se que apenas um dos autores efetue a comunicação oral.

O arquivo com os slides da apresentação deverá ser entregue nos formatos; PowerPoint 97-2003 ou posterior; ou no formato PDF.

O modelo de apresentação dos trabalhos pode se baixado aqui.

A comissão do evento providenciará um computador (SO:Windows) e projetor para apresentação.

Não garantimos acesso a internet nas salas de apresentação.

As apresentações de trabalhos serão realizadas conforme dias e horários definidos na programação.

Recomenda-se que os autores cheguem no início das apresentações, mesmo aqueles que estão a princípio no fim da lista, pois pode haver adiantamentos.

A ordem de apresentação será a de aceite do trabalho (que se encontra no site).

Cada sala de apresentação contará com um avaliador da apresentação, esse fará perguntas, poderações, sugestões e críticas ao trabalho apresentado. Também dará uma nota (não será divulgada, e será apenas para fins de premiação) conforme os critérios:

Itens:Peso:

Apresentação (sequência adotada, dinâmica e clareza)

20

Organização do trabalho, enquadramento do tema

15

Habilidade em responder perguntas (clareza e objetividade)

20

Discussão dos resultados / conclusões sobre o trabalho

15

Qualidade técnica da apresentação / Uso do modelo de apresentação

15

Respeito ao tempo limite

15